Física Viva -A A +A

A Escola Secundária Antero de Quental, em parceria com a Fábrica - Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores, está a organizar o segundo Festival de Ciência do Clube Ciência Viva da ESAQ, com o Espetáculo Show de Ciência “Física Viva”. Este festival irá decorrer no Coliseu Micaelense com três sessões, nos dias 26 de setembro às 10h30 e 15h00 e 27 de setembro às 10h30. As sessões das 15h00 do dia 26 e das 10h30 do dia 27 terão transmissão via Canal do Youtube da Fábrica de Ciência Viva da Universidade de Aveiro para todas as escolas das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira:

 (https://www.youtube.com/channel/UCiOCzvjkIF_qQ-bWy2JSBuw)

“Física Viva” resulta do show de física criado por António José Fernandes, Jorge Monteiro e Pedro Pombo do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, que em parceria com a Fábrica Centro Ciência Viva, foi produzido para Espetáculo de Comunicar Ciência em ambiente não formal. Este espetáculo é destinado a jovens e adultos e proporciona momentos em que o público é convidado a experimentar as aplicações da Física. Com base num discurso que recorre ao tema “Energia em nossas casas”, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa. O espetáculo “Física Viva” inicia com uma apresentação de luz laser e cor, percorre vários ramos da Física, como Ondas, Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo e termina com o público a assistir a uma pequena encenação do filme “A Guerra das Estrelas”.

O clube de Ciência Viva da ESAQ tem por objetivo a divulgação científica, aproximando a sociedade e a ciência de uma forma divertida e lúdica. “Ciência para Todos”, tenta promover sinergias e parcerias entre os mais variados campos do saber e da sociedade, tentando desmistificar o conhecimento científico. Este festival tem por objetivo a formação de espaços de ciência abertos, a toda a comunidade, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras e prevemos contar presencialmente com a participação de 3000 jovens de cinco escolas diferentes.

Esta iniciativa da ESAQ conta com o Financiamento da Agência Nacional Ciência Viva e Direção Geral da Educação (DGE) no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola, Fábrica de Ciência Viva da Universidade de Aveiro, o apoio do Coliseu Micaelense e NOS Açores.