Erasmus + -A A +A

Projeto: NET|New Engagement Tools

Resumo:

O ExpoLab como centro de divulgação de ciência e tecnologia visa abranger o leque mais alargado possível de públicos, com a maior qualidade, do modo mais adequado, mais atual e apelativo possível, isto é, com a excelência que é esperada e exigida.

Para a qualidade das suas ações desenvolvidas ser garantida é imperativa a formação, continua e cada vez mais especializada, dos elementos da equipa.

Para que sejam delineadas novas estratégias de atuação que visem a criação de novas valências para a divulgação da ciência e da tecnologia à comunidade, dando especial ênfase à comunidade adulta, urge a necessidade de permitir aos nossos divulgadores de ciência alargar/atualizar os seus conhecimentos científicos, tecnológicos e andragógicos, bem como a aquisição de novos métodos e ferramentas de divulgação, recorrendo a atividades de aprendizagem inovadoras,  vindo este projeto dar resposta a estas necessidades apresentadas.

Através deste projeto o Expolab pretende que oito elementos da sua equipa participem em quatro cursos estruturados ou eventos de formação no estrangeiro, de modo a promover o seu desenvolvimento profissional e reforçar a colaboração com parceiros de outros países.

Esperamos ainda integrar as competências adquiridas no apoio direto às entidades locais, que desenvolvem um papel ativo junto da comunidade, desde escolas, outros centros de ciência e educação ambiental, instituições sociais, etc.

 

Mobilidades:

·             Advanced Workshop on Technology for Sustainable Development: Low-Cost Tools to support Scientific Education, de 17 a 21 setembro 2018, em Trieste (Itália), promovido pelo Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics - tem como objetivo dotar o participante de novas estratégias e familiarizá-lo de novas tecnologias acessíveis a ser utilizadas como ferramenta na educação de adultos.  Os participantes melhorarão a sua capacidade de utilizar as novas tecnologias como ferramentas para tornar a aprendizagem mais envolvente, motivadora e inovadora. Por outro lado, esta formação tem uma componente vocacionada para a promoção do desenvolvimento sustentável através destas ferramentas. Galeria de Fotos

·             Preventing and tackling Early Scool Leaving, de 24 fevereiro 2019 a 2 março 2019, em Bologna (Itália), promovida pela IFOM - Teacher training courses and Vocational placement. Curso com o objetivo de capacitar os participantes com conhecimentos, ferramentas e métodos para prevenir e lidar com o abandono escolar precoce,  envolvendo pais e investidores no combate ao abandono escolar de forma eficiente. Galeria de Fotos

·             Environmental Education/ Education for Sustainable Development in outdoor settings, de 8 a 12 de julho 2019, em Nicosia, Chipre, tem como objetivos experienciar várias abordagens educacionais que promovam a Educação Ambiental / Educação para o Desenvolvimento Sustentável através do uso de várias estruturas não-formais, como museus, lugares de interesse natural, quintas ecológicas e refletir sobre o contributo e impacto de tais abordagens na Educação. Visa ainda, fornecer experiências teóricas e empíricas relativas à educação de adultos em ambientes não formais e seu contributo para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para cidadania ativa e qualidade de vida. Galeria de fotos

·              Ecsite Annual Conference - de 4 a 8 junho 2019 em Copenhagen, Dinamarca,  é o maior encontro de profissionais de divulgação cientifica na Europa, reunindo mais de 1000 participantes, para a partilha de ideias e últimas novidades e aquisição de novas ferramentas e competências através dos workshops.

·              ICT in Education - de 1 a 5 julho 2019 em Pireu, Grécia, tem como objetivo conceber programas e materiais de aprendizagem utilizando recursos para uma educação enriquecida em TIC. O participante ficará apto a compreender os princípios pedagógicos gerais do uso das TIC na aprendizagem, a identificar as diferentes ferramentas tecnológicas e ambientes de aprendizagem, a ser capaz de projetar e implementar programas de aprendizagem através de recursos TIC. Galeria de fotos