Cine’Eco – Sessão 8 -A A +A

Sex, 05/04/2018 - 21:00
É já esta sexta-feira, dia 4 de maio, a 8ª sessão do Festival Cine Eco, às 21h na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. No final da sessão, haverá uma partilha de ideias moderada pela Joana Borges Coutinho.
 
A sessão será composta por:
Lixo, de Damian Rojas
Argentina, 2016, 9’
Neste breve documentário, evidencia-se a grande massa de resíduos gerados pela produção e o desperdício de consumo. E nós, o que fazemos contra isso?
+
Plantae, de Guilherme Gehr
Brasil, 2017, 10’25’’
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza.
+
Criados na Serra, de Maria Inês Santos Mesquita
Portugal, 2016, 10’246’
Prémio Panorama Regional - Competição de Filmes de Língua Portuguesa e Menção Honrosa Júri de Juventude
Por entre paisagens de rocha e vazio, ecoam histórias de um medo que já não existe.
+
Semente Exterminadora, de Pedro Neves Marques
Portugal e Brasil, 2017, 26'
Um derrame de petróleo contamina a costa brasileira. Capivara, trabalhador numa plataforma petrolífera, é evacuado para o Rio de Janeiro, onde a população ainda não tem conhecimento do desastre que se aproxima. Apesar do perigo, Capivara deseja apenas retornar às plataformas de petróleo em alto mar. Na cidade, é ajudado por Ywy, uma mulher androide, que o convence a viajar para a sua terra Mato Grosso do Sul, em busca de emprego nas plantações de monocultura de soja e milho. Aqui, Ywy conta a Capivara que conhece muito bem estas plantações transgénicas. Ela fala-lhe da infertilidade daquelas sementes geneticamente modificadas e de uma androíde como ela. Capivara, humano, é incapaz de compreender.
+
Erva Daninha, de Marta Jorge
Portugal, 2016, 30'
É o herbicida mais usado em Portugal e no mundo. A OMS classificou-o como potencialmente cancerígeno. Em Portugal não há análises ao glifosato. A reportagem acompanhou os primeiros exames a famílias portuguesas. Os resultados foram surpreendentes. 'Erva Daninha' deu origem a uma mudança na legislação em Portugal.