Cine Eco no Arco 8 -A A +A

Sex, 03/06/2020 - 21:00
Começa esta sexta-feira, dia 6 de março, às 21h na Galeria Arco 8 a Extensão do Festival de Cinema Ambiental - CineEco, em São Miguel.



Este é o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente. Realiza-se em Seia anualmente, em Outubro, e de forma ininterrupta desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. O Festival procura promover novas ideias e acções através do audiovisual, para fazer refletir o público sobre as questões ambientais.

 

As entradas são gratuitas e podes consultar toda a programação aqui.


A sessão será composta pelos seguintes filmes:

 

- PACHA LAMA SOMOS NÓS: A CERIMÓNIA PARA A PACHAMAMA (Pacha, barro somos: la ceremonia para la Pachamama), Aldana Loiseau, animação, Argentina, 2019, 5’20 (PRÉMIO INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS)

Uma animação em Stop Motion FEITA com lama, protagonizando ‘Pacha’, nossa Terra Mãe. Feito com argila dos solos da Quebrada de Humahuaca, norte da Argentina. A Terra Mãe, também conhecida como ‘Pachamama, faz parte de uma crença ancestral fortemente enraizada no povo original dos Andes. No mês de Agosto, em sua gratidão, as pessoas realizam uma cerimónia com ofertas, bebidas e refeições.

___

- INJUSTIÇA (Grit), Cynthia Wade & Sasha Friedlander, doc., EUA/Indónia/Dinamarca, 2018, 80’ (GRANDE PRÉMIO AMBIENTE CINEECO)

Quando Dian tinha seis anos de idade, ela ouviu um estrondo profundo e virou-se para ver um tsunami de lama que vinha em direcção a sua aldeia. A sua mãe pegou nela para a salvar da lama fervilhante. Os vizinhos correram para salvar as suas vidas. Dezesseis aldeias, incluindo as de Dian, foram varridas para sempre, enterradas sob 18 metros de lama. Uma ao fim de uma década, 60.000 pessoas tinham sido deslocadas daquela que antes era uma área industrial e residencial em Java Oriental. Dezenas de fábricas, escolas e mesquitas estão completamente submersas sob uma paisagem lunar de lodo e areia. A causa? A Lapindo, uma empresa indonésia que explora gás natural em 2006, desencadeou um fluxo violento e incontrolável de lodo quente das profundezas da Terra. Estima-se que o fluxo de lama continuará ainda por mais uma década. Filmado ao longo de seis anos, o GRIT testemunha a transformação de Dian desde jovem menina até se tornar numa adolescente politicamente activa em que ela e sua mãe lançam uma campanha de resistência contra a empresa de perfuração.