Festival Regional de Robótica - AZORESBOT 2022 -A A +A

Qui, 06/09/2022 - 09:00

Nos próximos dias 9, 10 e 11 de junho realiza-se o 2º Festival Regional de Robótica na Escola Básica Integrada (EBI) da Ribeira Grande. Este festival tem como objetivo principal promover junto das escolas da Região atividades de aprendizagem que promovem o pensamento computacional e o uso de tecnologia robótica nas escolas (https://azoresbot2022.uac.pt).

 
Nesta segunda edição, participam 13 equipas nas provas de "First Challenger", "Prova Vulcano", "Conta uma História" ou "Freebots". As provas são antecedidas de um workshop onde os participantes montam e, depois, testam os seus robôs nas respetivas pistas de competição.
 
Este festival está aberto a todos os que queiram participar, mas é mais orientado para grupos de alunos a partir do 2.º ciclo  que frequentam os clubes de robótica nas suas escolas. Este ano de pós-pandemia esperam-se entre 12 e 14 equipas de diferentes escolas de S. Miguel. Este evento tem este ano como principais patrocinadores o Governo Regional dos Açores, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e o EXPOLAB - Centro Ciência Viva.
 
 
Complementarmente ao evento AZORESBOT, realiza-se nos dias 8 e 9 o primeiro AZORESminiBOT 2022 (https://azoresminibot2022.uac.pt), uma atividade de robótica para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. Este evento é patrocinado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e visa promover nas escolas do Município a utilização de robôs nas aprendizagens dos alunos mais novos (pré-escolar e 1.º ciclo), com a intenção de despertar nos pais e professores o interesse pela atividade robótica nas escolas.