Exposição -A A +A

Açorianos há milhões de anos

Insetos únicos invadem a cidade da Lagoa com a exposição “Açorianos há milhões de anos”!

Esta é uma exposição constituída por seis telas de grande formato, afixadas ao longo da cidade da Lagoa, que retratam espécies de insetos endémicos dos Açores, tendo como objetivo divulgar a biodiversidade única da região e sensibilizar para a sua conservação.

Cada tela apresenta uma fotografia de grande detalhe, mostrando o “retrato” de um inseto endémico, acompanhado de uma “alcunha” inspirada nos cognomes de reis portugueses, de uma breve descrição da função que desempenha no ecossistema e do nome científico. Está também representado um selo que alerta para o risco do desaparecimento de espécies que apenas em 500 anos perderam cerca de 97% da área de floresta que ocupavam.

A exposição “traz os insetos à cidade”, dando a conhecer um património natural único, que devido às suas reduzidas dimensões e aos locais onde habitam, é desconhecido da população em geral. Os autores pretenderam assim estimular a incorporação destes insetos no património identitário açoriano.

 “Açorianos há milhões de anos” é uma iniciativa do Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA/cE3c) e da Universidade dos Açores, que contou com a colaboração de várias entidades e da sociedade civil, tendo sido concebida por Ana Moura Arroz, Rita São Marcos, Isabel R. Amorim, Rosalina Gabriel e Paulo A. V. Borges e as macrofotografias são de Javier Torrent. O Expolab - Centro Ciência Viva promoveu a vinda da exposição à ilha de São Miguel, com o financiamento da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Ao longo dos próximos meses, o Expolab irá ainda promover um conjunto de ações de divulgação da exposição, incluindo atividades práticas desenvolvidas na companhia de investigadores.