Exposição -A A +A

Florestas: Refúgios de Biodiversidade

 

 
 
Há 425 milhões de anos atrás, num planeta distante no tempo, as primeiras plantas com tecidos vasculares despontaram, começando a conquista da Terra... e crescendo em altura. Num ápice geológico, surgiram as primeiras florestas, que nunca mais deixaram de fazer parte da fisiografia das paisagens terrestres, dominando, ainda hoje, oito dos catorze grandes biomas do nosso planeta. Tornaram-se os principais refúgios da fauna e flora, estimando-se que atualmente sejam o lar de 80% de toda a biodiversidade terrestre.
Contudo, apesar das florestas serem também o abrigo de mais de 300 milhões de seres humanos e constituírem o sustento direto de cerca de 1/4 da população mundial, elas estão a desaparecer a um ritmo cada vez mais alarmante, em particular nas regiões tropicais onde se concentra cerca de metade da biodiversidade das    florestas. As principais causas prendem-se com a conversão das florestas em pastos, campos agrícolas ou novas formas de floresta, muito menos ricas e naturalmente menos sustentáveis. Uma realidade que afeta igualmente Portugal, com grandes áreas de matas florestais, mas em regime de monocultura empobrecida.
Esta exposição é não só uma viagem pelas florestas pré-históricas do passado, mas também uma forma de descoberta da rica variedade de ecoregiões florestais hoje existentes por todo o mundo, sem esquecer as paisagens florestadas lusitanas, sublinhando as ameaças e desafios à conservação destes ecossistemas, questões que hoje se colocam em todo o mundo.
Queremos que a memória do Ano Internacional das Florestas - 2011, perdure, merecidamente, e nos faça recordar a necessidade premente de conservarmos este nosso lar ancestral, e de sempre! 

 

 

Direção
António Manuel Frias Martins  |  João Paulo Constância
 
Comissário
Nuno Farinha
 
Coordenação geral
João Paulo Constância  |   Nuno Farinha
 
Coordenação executiva
Bruno Fernambuco
 
Equipa
Ana G. Ferreira, André Ruela, Bruno Fernambuco, Carla Almeida, Carolina Ferraz, Davide Bonadonna, Duarte Ponte, Francisca Carvalho, Hugo Dolores, João Paulo Constância, Montse Ciges, Nuno Farinha, Rita Couto, Rui Almeida e Susana Cabral