Notícia -A A +A

Circuitos Ciência Viva vencem prémio internacional

 

Os Circuitos Ciência Viva são os vencedores 2019 do Roy L. Shafer Leading Edge Award for Business Practice (Large Institution)uma distinção atribuída anualmente pelo ASTC (Association of Science-TechnologyCenters), a associação profissional norte-americana de museus e centros de ciência e tecnologia.

O prémio será entregue à Ciência Viva na pessoa da sua Presidente, Rosalia Vargas, durante a Conferência Anual do ASTC, que terá lugar no dia 21 de setembro, em Toronto, Ontario, Canadá.

Na sua 15.ª edição, os Roy L. Shafer Leading Edge Awards reconhecem projetos e práticas excecionais nas categorias de Prática de Negócios, Experiência dos Visitantes e Liderança em museus e centros de ciência de todo o mundo que tenham sido implementados nos últimos três anos. Um júri de 14 profissionais analisou e selecionou os premiados da edição de 2019.

Com o lema “Deixe-se guiar pela curiosidade”, os Circuitos Ciência Viva foram criados em 2017 pela Ciência Viva com o objetivo de tornar mais visível a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, ligando-a a um ambicioso projeto de turismo do conhecimento. Oferecem percursos de exploração e valorização do património em todo o território nacional, numa lógica de interação entre zonas urbanas e zonas rurais, entre litoral e interior.

De ano para ano, o projeto tem conquistado cada vez mais adeptos: desde 2017 foram vendidos quase 3.600 cartões, correspondentes a 12.244 utilizadores, dos quais 6.132 adultos e 6.112 crianças. Foram apresentados 10.162 cartões à entrada dos Centros Ciência Viva, correspondendo a quase 34.000 visitantes.