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EBI de Lagoa alarga atividades extracurriculares para os seus alunos

A Escola Básica e Integrada de Lagoa, o Município de Lagoa e os clubes escolares e desportivos do concelho, assinaram uma declaração de compromisso, formalizando o que, aliás, já acontece, ou seja, proporcionar aos alunos atividades extracurriculares de enriquecimento, promovendo uma qualidade de vida saudável.

Segundo o Presidente do Conselho Executivo, é uma preocupação da escola que os alunos possam ter essas atividades e por isso precisa dos parceiros para dar vida ao projeto.

Manuel Rodrigues recorda as três freguesias a quem a escola serve, Rosário, Santa Cruz e Cabouco, onde é promovido desporto como atividade extracurricular e atividades culturais.

O docente adianta que o momento da assinatura desta declaração é um marco especial, um momento onde várias entidades se comprometem a trabalhar num objetivo coletivo em prol dos alunos.

Por seu turno, Nelson Santos, vereador do município lagoense, ao Diário da Lagoa, destaca a importância do momento, no fundo, pretende fomentar esta dinâmica desportiva que é de enaltecer, e vai ao encontro daquilo que é a política desportiva da autarquia. Uma política que é abrangente, no máximo de desportos possível. “Esta amplitude de atividades em beneficiar toda a comunidade escolar, que são nem mais os nossos filhos e que amanhã serão os adultos e queremos que sigam com valores de cidadania, de respeito, de competição mas basicamente, para haver uma melhor sociedade”.

Para Nelson Santos, esta união vai igualmente ao encontro daquilo que é o objetivo de ter um verdadeiro trabalho em rede, não é só neste particular que deve acontecer, é necessário fomentar este trabalho com todas as instituições, porque cada um consegue fazer o que melhor conhece, e no fundo, em vez de fazer trabalho individual, fomenta-se um trabalho complementar, sendo positivo para o resultado final.

Uma das entidades que assinou este compromisso foi o Expolab – Centro de Ciência Viva. A coordenadora, Susana Cabral, salienta a importância desta parceria que, aliás, está dentro da missão de proximidade à comunidade e às escolas por parte do Expolab.

Este desafio dos clubes de ciência tem demonstrado o interesse dos jovens, olhando ao número de interessados que tem participado nas várias atividades. Adianta que trata-se de um trabalho que acaba por ter extensão à comunidade e alargado a outros eventos, para além daqueles que estão diretamente ligados aos clubes de ciência das escolas.

Segundo adiantou ao nosso Jornal, os alunos acabam por ser o meio de chegar à própria comunidade lagoense.

Susana Cabral destaca ainda o interesse das crianças com o desejo de experimentar, e pegar nesse espirito, do querer descobrir o porquê, como funciona, como fazer, e o ensino experimental é muito isso, sendo o que cativa muito as crianças, porque acabam por ter um papel ativo no processo de aprendizagem, através da experimentação.

A coordenadora do Expolab recorda igualmente a vertente da tecnologia, que hoje em dia é algo que os cativa cada vez mais, sendo que o clube tem a parte de ciência e tecnologia, e os participantes são postos em contato com instrumentos que não têm em casa, caso duma impressora 3D, um robot, ou uns óculos virtuais, e, através disso, conseguem entrar em contato com estas tecnologias e experimentá-las.

Também para o Presidente da Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo, este é mais um momento importante, um momento onde todos se juntam num compromisso único e importante para as mais diversas modalidades desportivas e não só. Gilberto Borges diz que é um passo importante em garantir o desenvolvimento da juventude, sendo estas atividades muito importantes, pois desenvolvem a mentalidade da juventude além de desenvolver o físico.

Recordando que os atletas são todos de idade escolar, esta interligação entre instituições é de extrema importância, para que o objetivo comum seja alcançado de uma melhor forma.

No compromisso, enquanto entidades comprometidas na formação de crianças e jovens, foi acordado que estas levarão a cabo todos os esforços no sentido de desenvolver a cultura e promover a prática desportiva orientada potencializadora do desenvolvimento desportivo dos jovens.

Aos Clubes compete o desenvolvimento de um trabalho de qualidade com monitorização dos índices de participação e propostas de melhoria aos parceiros. São os principais dinamizadores e devem promover a utilização responsável e articulada das instalações escolares em diálogo constante com a Escola na procura de melhoria constante de cada projeto.

À Escola cabe o incentivo à participação fazendo a ponte entre todos os intervenientes e a melhor articulação possível dos serviços operacionais de cada estabelecimento de ensino.

À Autarquia compete a atuação na alocação de recursos técnicos, operacionais e financeiros tendo em vista a persecução de dinâmicas de atuação no projeto de desenvolvimento desportivo escolar, em estreita colaboração com as entidades intervenientes e no âmbito das suas competências legais.

A missão passa por promover o desenvolvimento de atividades de âmbito cultural e estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
A educação na responsabilidade ecológica pode incentivar vários comportamentos que têm incidência direta e importante no cuidado do meio ambiente.

A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.

O Ensino Experimental das Ciências e a Educação em Ciência são fundamentais para que os cidadãos adquiram conhecimentos, competências, capacidades e valores necessários para viver na sociedade atual.

A tecnologia é parte intrínseca da vida do ser humano, não sendo possível contemplar a cultura e a obra sem a sua presença.

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam a responsabilidade, o e espírito de equipa, a disciplina, a tolerância, a perseverança, o humanismo, a verdade, o respeito, a solidariedade, a dedicação e a coragem.

Assinaram o compromisso a EBI de Lagoa, a Câmara de Lagoa, o Clube Desportivo Escolar de Água de Pau, a Associação de Ténis dos Açores, a Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo, o Expolab e os Clubes da EBI de Lagoa, nomeadamente de o da Proteção Civil, o da Musica, o do Ecotrilhos e o de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Diário da Lagoa