Notícia -A A +A

Leptospirose humana nos Açores

Da resposta imunológica à susceptibilidade genética

Luisa Mota Vieira, Lisa Esteves e Maria Luisa Vieira, as principais investigadoras responsáveis pelo estudoUma equipa de investigadores do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Açores, coordenada por Luísa Mota Vieira, em colaboração com a Investigadora Maria Luísa Vieira do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, realizou um trabalho pioneiro na área da leptospirose humana, doença endémica nas ilhas de São Miguel e Terceira e noutras áreas geográficas com clima tropical húmido.

A referida investigação, publicada ontem (25 Setembro de 2014) na revista científica PLOS ONE, avaliou o efeito protector que uma primeira infecção por leptospiras pode conferir em subsequentes reinfecções numa população humana com elevado risco de exposição às referidas bactérias, de que é exemplo a da ilha de São Miguel.

Esta protecção imunológica cruzada, já conhecida nos ratos (principais reservatórios) para alguns serovares de Leptospira spp., é agora demonstrada, pela primeira vez, em humanos. Esta observação permitiu aos autores discutir a possibilidade de se aplicar nos Açores a vacina que é comercializada em França nas populações de risco para a leptospirose.

Ilha de São Miguel é exemplo de elevado risco de exposição às leptospirasNo trabalho agora publicado, os investigadores estudaram igualmente alguns polimorfismos em genes do sistema imune inato que, devido à sua função, podem participar na susceptibilidade à leptospirose humana. Os resultados mostram que o gene CISH (cytokine inducible SH2-containing protein) está relacionado com a susceptibilidade a esta patologia, bem como a outras doenças infecciosas, tais como tuberculose e malária (conforme descrito na literatura), o que o torna um gene de grande relevância clínica.

No futuro, seria muito interessante investigar os níveis de expressão do gene CISH em doentes com leptospirose, de modo a potenciar a identificação de novos alvos terapêuticos.

Este trabalho foi realizado com financiamentos atribuídos pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Governo dos Açores.
26-09-2014