Notícia -A A +A

Quinzena da Ciência e Tecnologia

QUINZENA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROMOVE CULTURA CIENTÍFICA EM TODO O ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro, vai promover a realização de uma Quinzena da Ciência e Tecnologia, com atividades em todas as ilhas do arquipélago.

A Quinzena da Ciência e Tecnologia, que decorre entre 15 e 30 de novembro, conta com iniciativas que se destinam maioritariamente a um público em idade escolar, incluindo exposições, palestras e a exibição de uma peça de teatro.

Quinzena da Ciência e Tecnologia | Açores 2018

Está ainda prevista a apresentação de um livro na área da vulcanologia, bem como a realização de várias atividades experimentais, que abrangem diversas áreas científicas, nomeadamente observações solares e de rochas, estudo de circuitos elétricos, entre outras.

Entre as várias atividades previstas, destacam-se as palestras do astrónomo Pedro Russo, da Universidade de Leiden, na Holanda, subordinadas ao tema "O Fascínio do Espaço", que vão decorrer, a 22 de novembro, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, pelas 8h30, e na Escola Secundária da Lagoa, pelas 14h30.

Destaque ainda para o “Tech Day” e o “Lab & Tech”, com atividades relacionadas com a robótica e a realidade virtual,  o concurso “Fala Ciência”, bem como a peça de teatro “Aquecimento Esclarecido”, que vai percorrer as ilhas do Pico e de São Jorge, bem como o concelho da Povoação, em São Miguel.

A Quinzena da Ciência e Tecnologia, que conta com a parceria da rede de centros de Ciência da Região, tem como objetivo divulgar o que de melhor se faz no que respeita à cultura científica nos Açores, bem como apelar a uma maior consciencialização para a importância do papel do cientista, da defesa da biodiversidade e da preservação do meio ambiente para o futuro da Humanidade.

O Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, foi oficialmente instituído pelo antigo Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, em 1996, numa homenagem ao nascimento de Rómulo de Carvalho, professor, investigador e autor de livros de divulgação científica.

Esta data pretende enaltecer o papel da Ciência, incentivar o gosto pela atividade científica e sensibilizar o público mais jovem para a importância e relevância da Ciência no nosso dia a dia.

Os interessados podem consultar o programa da Quinzena da Ciência e Tecnologia através da página da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, no endereço eletrónico