Exposição -A A +A

Nos limites da Ciência

O Ártico e a Antártica possuem um fascínio próprio. O azul dos icebergues, o branco da neve, a beleza rara dos animais que lá vivem. Mas as regiões polares são muito mais do que isso. É no Ártico e na Antártica que se investigam questões cruciais para o planeta: Qual o efeito das alterações climáticas nos ecossistemas polares; Quanto é o degelo e quais são os seus efeitos nas correntes oceânicas; Quais as modificações na camada de ozono e quais são as suas consequências; Qual o impacto da acidificação dos oceanos. Estas são algumas das questões para as quais cientistas de todo o mundo, incluindo de Portugal, procuram respostas.

Portugal possui mais de 50 cientistas em 15 equipas de Institutos e Universidades Portuguesas a fazer investigação no Ártico e na Antártica, dedicados a responder a algumas destas questões, colaborando com numerosos países, incluindo o Reino Unido, Espanha, Brasil e Canadá. Esta exposição fotográfica pretende evidenciar a importância das regiões polares para o planeta através de imagens recolhidas por cientistas Portugueses e pelos seus colegas enquanto trabalham no Ártico e na Antártica, e levar-vos até aos limites da ciência.

Assim, a exposição fotográfica “Nos limites da Ciência: a investigação Portuguesa no Ártico e na Antártica” pretende evidenciar a importância das regiões polares para o planeta através de imagens recolhidas por cientistas Portugueses e pelos seus colegas enquanto trabalham no Ártico e na Antártica, e levar-vos até aos limites da ciência.